welder postado em março 23, 2011 09:39

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) desacelerou fortemente em março, devido principalmente a menores altas de educação e alimentos. O indicador subiu 0,60% em março, após taxa de 0,97% em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. No primeiro trimestre, o IPCA-15 acumulou elevação de 2,35%. Em 12 meses, a alta é de 6,13%.
Analistas consultados pela Reuters previam uma alta de 0,54%, de acordo com a mediana de 16 respostas que variaram de 0,46% a 0,60%. "A redução no IPCA-15 em março se deveu, principalmente, ao grupo educação, cujo efeito dos reajustes sazonais de início do ano ficaram concentrados em fevereiro", afirmou a entidade em nota.
Os preços de Educação subiram 1,03% neste mês, comparado a 5,88% no anterior. Os de alimentos avançaram 0,46% agora, ante 0,57% antes.
Também contribuíram para o arrefecimento da inflação a menor alta do grupo Saúde e cuidados pessoais, de 0,35% agora contra 0,52% antes, e a queda dos custos de Vestuário, de 0,37% em março depois da variação positiva de 0,13% em fevereiro, refletindo liquidações de fim de estação.
Por outro lado, os custos do grupo Transportes aceleraram levemente a alta, para 1,11% neste mês ante 1,04% no anterior, devido a aumentos de passagens aéreas e combustíveis.