welder postado em agosto 17, 2009 09:03

A taxa média de juros cobrados pelos bancos apresentou a oitava queda consecutiva, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Procon-SP, que reuniu dados no dia 4 de agosto.
Apesar disso, o Procon afirmou que as reduções foram pequenas. Na maioria dos bancos, as quedas não ultrapassaram 0,04 ponto percentual. No acumulado do ano, a taxa média mensal do empréstimo pessoal apresentou queda de 0,98 ponto percentual. No cheque especial a redução foi menor, de 0,54 ponto percentual.
Ainda no empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,27% ao mês, inferior a do mês anterior, que foi de 5,3%.
No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,79% ao mês, inferior a do mês anterior, que foi de 8,83%.
As dez instituições financeiras pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
Dos dez bancos pesquisados, sete reduziram suas taxas no empréstimo pessoal e oito reduziram no cheque especial.