welder postado em agosto 11, 2009 06:15

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, destacou nesta segunda-feira a tendência de "crescimento continuado" do crédito nos bancos pequenos e médios. Segundo ele, de setembro do ano passado até o fim de junho, o crédito no setor acumulava queda de 1,5%. Nesse período, houve aumento de 25,2% nos bancos públicos e de 9,8% nos privados.
No entanto, disse ele, em junho, os números já se aproximavam do positivo. Meirelles mostrou-se otimista com as perspectivas para julho. "Vamos ver agora os números do final de julho para aguardar se já entrou no terreno do positivo. Tão logo tenhamos os cálculos, vamos divulgar."
O presidente do BC fez as declarações na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), onde recebeu a Medalha do Mérito Industrial, conferida a ele em maio. Ele afirmou que apoia a reivindicação do setor industrial de mudanças estruturais no país, especialmente a reforma tributária, mas lembrou que sua realização não depende apenas do Executivo. "É uma prerrogativa congressual. Esperamos que, no momento adequado, o Congresso Nacional aprecie e vote a reforma tributária".
Meirelles reafirmou que atualmente o Brasil está com credibilidade "extremamente reforçada" no mundo todo, devido ao comportamento da economia diante da crise financeira internacional e à trajetória de recuperação prevista para a economia nacional neste ano e no próximo. Ele ressaltou, contudo, que é necessário manter políticas responsáveis em todas as áreas "para que essa credibilidade continue a prevalecer".
Perguntado sobre uma possível candidatura sua a um cargo eletivo em 2010, Meirelles disse que decidirá até março.