welder postado em agosto 25, 2010 09:03

As principais bolsas europeias operavam em queda nesta quarta-feira, dando sequência às perdas da véspera após dados fracos dos Estados Unidos e após a Standard & Poor's reduzir o rating da Irlanda.
Às 8h (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais empresas do continente, perdia 0,39%, a 1.015 pontos, depois de cair 1,6% na terça-feira novamente acompanhando dados ruins dos EUA.
Entre as principais capitais europeias, Madri era a com maior baixa, descendo 0,65%, enquanto Lisboa tinha o melhor desempenho, mantendo-se perto da estabilidade e com alta de 0,01%.
Entre as companhias, o setor bancário irlandês era pressionado após as decisões da S&P de rebaixar o rating da Irlanda e atribuir ao país uma perspectiva negativa, citando os custos substancialmente mais elevados para sustentar suas instituições financeiras. O Bank of Ireland caía 2,7%, e o Allied Irish Banks estava perdendo 2,3%.
"Os fortes resultados corporativos que tivemos durante o verão ofuscaram os temores da zona do euro sobre a dívida soberana, mas este downgrade é um lembrete dos problemas existentes", disse Christian Jimenez, gerente de fundos e presidente da Diamant Gestion Bleu, em Paris.
"Felizmente, a onda recente de fusões e aquisições está fornecendo algum apoio a ações e levando os investidores a comprarem, embora não o bastante para reverter a recente tendência negativa", afirmou.
A BHP Billiton, que fez uma hostil US$ 39 bilhões pela Potash, caía 0,2% depois de divulgar uma alta de 47% no lucro do segundo semestre, mas apresentar cautela sobre as perspectivas de curto prazo global.
A Heineken NV ganhava 0,8% depois que a cervejeira apresentou resultado semestral acima do previsto.