welder postado em março 29, 2010 09:24

As vendas no varejo do Japão cresceram na maior taxa em 13 anos em fevereiro comparado ao mesmo mês de 2009, influenciadas por medidas de incentivo do governo, mas alguns analistas alertaram sobre a perspectiva quando esses estímulos forem retirados.
As vendas no varejo japonês subiram 4,2% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado, mais que o dobro da mediana das previsões do mercado para um aumento de 1,8%, mostraram dados do governo nesta segunda-feira.
"Dada a estagnada situação da renda, o aumento considerável nas vendas no varejo é muito bom para ser verdade", disse Seiji Shiraishi, economista-chefe do HSBC Securities, em Tóquio.
"Algumas medidas de estímulo vão continuar até abril e outras vão durar até setembro. Depois que esses incentivos expirarem, deve haver um rebote negativo nas vendas no varejo."